domingo, 7 de julho de 2013

Terminar de ler um livro

Aquele momento que você olha para o livro e percebe que é amor a primeira vista. Há sensação melhor que essa? Sim, há: aquela que você sente quando termina de ler o livro. Certo, talvez essa sensação não seja tão boa assim, afinal, quem nunca ficou triste pelo livro ter terminado? 
No meu caso, a cada livro que termino, sentimentos diferentes se revelam em mim. Há quem diga que para saber se um livro é bom é necessário analisar se, ou você chorou durante a narrativa (o livro tem que ser muito bom para te emocionar de tal forma), ou chorou no final do livro, justamente porque ele acabou (isso acontece muito comigo); isso faz muito sentido! Você almeja chegar ao final da leitura para descobrir o que vai acontecer com a personagem principal, mas quando lê a história até o fim, deseja que o livro tenha pelo menos mais umas 400 páginas de continuação. Isso obviamente mostra que o livro é bom.
Mas ninguém é de ferro; há aquele livro que torna a leitura cansativa (de acordo com o gosto literário de cada um) mas que o leitor orgulhoso (sou assim) não tem coragem de abandonar, então quando chega ao fim do livro sente aquele alívio, aquele peso nas costas que é liberado! 
Existem pessoas que compram o livro já pensando no final, em como ela vai ser surpreendida ou decepcionada no fim da narrativa. 
Creio que o final do livro depende do momento em que ele foi escrito, depende do humor do autor para encaminhar o enredo para algo bom, algo ruim ou aquele tipo de algo que acaba quando você menos espera sem te dar a oportunidade de julgar se foi algo bom ou ruim!
Expanda sua leitura para todo tipo de autor, de livro e de gênero e descubra quantos tipos de finais existem e quantas sensações você pode sentir ao terminar um livro!

                                                              Beijos e leiam sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário