terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

A Menina que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Número de Páginas: 382
Editora: Intrínseca 
Comprar: Saraiva | Submarino

O Nazismo está no ar. Liesel Meminger é uma garotinha por volta de seus 10 anos e que, embora não saiba, tem muito o que aprender. Ela, juntamente com seu irmão, é dada em adoção por sua mãe, uma comunista. Durante a viajem até a casa de seus novos pais, seu irmão morre e isso, obviamente, abala muito Liesel e sua mãe biológica. No trajeto até a casa dos pais adotivos, Liesel Meminger se revela uma roubadora de livros.
Rua Himmel, 33. Este é o novo endereço da garota. Rosa e Hans Hubbermam são seus novos pais. Rosa é uma mulher assustadoramente ranzinza e vive esbravejando com qualquer um que passar na frente; ela lava e passa roupas em troca de um dinheiro que ajuda nas despesas da casa. Em contraste, Hans é um homem calmo, amoroso, dócil e muito bom, e logo se torna um modelo para Liesel. 
A garota logo se revela uma menina determinada, amorosa e que não leva desaforo para casa. Liesel tem um apreço enorme pelas palavras e, logo após seu primeiro furto e aulas de leitura que seu pai adotivo lhe dá, ler se torna um hábito. Como ela irá alimentar esse hábito? Apenas lendo para descobrir.
Rudy Steiner é seu vizinho e melhor amigo. Ele é um garoto extrovertido e que apoia muito a amiga, não importa em que enrascada ela se meta. Rudy é apaixonado por Liesel e, embora ela saiba disso, se nega a aceitar que também gosta dele como mais que um amigo.
Mais personagens se revelam ao longo da história, mas não quero estragar a surpresa quando cada um aparecer ao longo de sua leitura.
Mas quem lhes contará essa intrigante história será ninguém menos que a Morte. Surpreso? Ela conta de forma melancólica e nostálgica cada detalhe da história de Liesel Meminger, acrescentando relatos de suas próprias experiências, o que torna o livro ainda mais interessante. Em certos pontos da história, a Morte faz interrupções para destacar, explicar ou revelar sua opinião sobre algo.
O livro é envolvente e você não pode deixar de lê-lo; não deixe-se enganar pelo simples fato de que a história passa-se na Alemanha Nazista, isso pode tornar o enredo ainda mais emocionante. 
Você vai chorar, vai rir, e ainda querer mais. 




 "Uma, roubava livros. Outro, roubava o céu".






Nenhum comentário:

Postar um comentário